Os candidatos habilitados na prova objetiva do Concurso Nacional Unificado (CNU), que foram incluídos recentemente, devem iniciar o envio de documentos para a prova de títulos a partir desta quarta-feira (4). O prazo encerra na quinta-feira (5), com previsão de divulgação dos resultados preliminares em 15 de janeiro.
Assim, o envio deve ser realizado pela área do candidato no site da Cesgranrio, organizadora do certame, neste site.
A etapa, de caráter classificatório, pode melhorar as notas dos candidatos, aumentando as chances de conquista de uma vaga no funcionalismo federal.
Serão aceitos diplomas, declarações e comprovantes como carteira de trabalho, termos de posse e recibos de pagamento.
Mudanças no concurso
As alterações no CNU, que incluíram a correção de provas para mais 32.260 candidatos, aconteceram após acordo entre a União, o Ministério Público Federal (MPF) e a Cesgranrio.
Dessa forma, o custo adicional de R$ 4,7 milhões representou cerca de 3,5% do orçamento total do concurso. Apesar das inclusões, a data-limite para emissão de documentos permaneceu inalterada para garantir igualdade entre os concorrentes.
Além disso, a prova de títulos teve incorporação como etapa classificatória para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) nos blocos 4 e 5, assegurando equivalência de pesos prevista no edital do bloco 2.
Detalhes do Concurso
A princípio, o CNU, o maior concurso já realizado no Brasil, teve mais de 2,1 milhões de inscritos disputando 6.640 vagas em 21 órgãos federais.
As provas aconteceram em 228 cidades, envolvendo 3.647 locais e 72.041 salas de aplicação.
Os resultados finais estão previstos para 11 de fevereiro. Sobretudo, o concurso, com validade de 12 meses, prorrogáveis por igual período, deve convocar os aprovados dentro desse prazo.