Os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) já podem acessar o resultado preliminar da avaliação de títulos a partir desta segunda-feira, 4 de novembro. As notas dessa etapa estão disponíveis para todos os participantes dos oito blocos do certame.
Para consultar o resultado, basta acessar o site da Fundação Cesgranrio, que é responsável pela organização do concurso, ou o próprio site do CNU. Os candidatos devem navegar até o menu “Resultados e Convocações” para visualizar suas notas.
Prazo para recursos
Também a partir desta segunda (4) inicia-se o período para que os candidatos possam apresentar recursos em relação às notas preliminares dos títulos.
Os pedidos de revisão devem ser protocolados no menu “Interposição de Recursos” até o dia 5 de novembro.
De acordo com o edital, não serão aceitos novos documentos comprobatórios nesta fase; os candidatos podem apenas contestar a pontuação atribuída, conforme os critérios estabelecidos.
A fase de títulos é um diferencial importante no CNU, embora não tenha caráter eliminatório. Ela pode somar até dez pontos à nota final do candidato, dependendo da avaliação de formações adicionais, experiências profissionais e produções acadêmicas.
Segundo o especialista Marquinhos Fonseca, professor do Gran Concursos, essa etapa pode fazer uma diferença significativa na classificação final: “Em um concurso com concorrência acirrada, melhorar a posição no ranking aumenta as chances de conquista da vaga”.
Como realizar o pedido de revisão?
Os candidatos que desejarem contestar a pontuação devem revisar cuidadosamente os critérios do edital e confrontar com a avaliação atribuída.
O professor Marquinhos recomenda que os recursos sejam objetivos e bem fundamentados: “É essencial que o candidato apresente argumentos claros e embasados para indicar possíveis erros na avaliação dos títulos”.
No último final de semana, o CNU também realizou o processo de verificação da condição de candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas negras e indígenas.
Esse procedimento, realizado pelas bancas de heteroidentificação, ocorreu nos dias 2 e 3 de novembro, e os resultados preliminares devem ser divulgados no próximo dia 13.
Próximas etapas e resultados finais do CNU
Além da avaliação de títulos e da verificação de autodeclarações, o concurso ainda terá uma fase de avaliação da condição de deficiência dos candidatos que se declararam como pessoas com deficiência.
Calendário do CNU 2024
- 4 de novembro: Resultado preliminar da avaliação de títulos; início do prazo para recursos
- 5 de novembro: Prazo final para interposição de recursos da avaliação de títulos
- 13 de novembro: Divulgação dos resultados preliminares da verificação de autodeclaração para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial
- 21 de novembro: Publicação dos resultados finais
Com informações do jornal Folha de S.Paulo.