
A previsão é que o edital novo concurso da Polícia Federal (PF), que ofertará mil vagas, seja lançado até agosto de 2025. As oportunidades serão distribuídas entre diversas funções, com salários de até R$ 26,3 mil.
O governo federal já previu o lançamento do edital e espera realizar as provas entre outubro e novembro deste ano.
Informações sobre o concurso da PF
A Polícia Federal distribuirá as vagas do concurso conforme os cargos disponíveis. São 120 vagas para Delegados, 69 para Peritos, 630 para Agentes, 160 para Escrivães e 21 para Papiloscopistas. Além das vagas mencionadas, o concurso também confirmou a nomeação de mil novos agentes.
O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) reforçou a informação de que a PF lançará o edital ainda no primeiro semestre. Além disso, ele destacou que o Cebraspe, organizador de seleções anteriores, é um dos mais cotados para ser a banca responsável pelo concurso da PF.
Impacto orçamentário
Um documento do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) detalhou o impacto orçamentário do concurso e previu que as nomeações ocorrerão até dezembro de 2025.
Dessa forma, em fevereiro, a assessoria da Polícia Federal informou que a Diretoria da corporação já está em andamento com os procedimentos necessários para a realização do certame. Assim, na mesma semana, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, esteve presente em uma reunião que discutiu o orçamento destinado ao concurso.
Concurso PF administrativo
Além disso, está previsto o Concurso PF Administrativo, que oferecerá 192 vagas. A PF escolheu oficialmente o Cebraspe como organizador para este certame. A publicação do edital para esta seleção também deve ocorrer em breve.
Tanto o concurso policial quanto o administrativo terão abrangência nacional, assim como o último certame realizado pela Polícia Federal, em 2021, que ofertou 1.500 vagas.