Concurso de escrevente

Concurso: TJ-SP divulga gabaritos das provas de escrevente em meio à polêmica

Na última terça (10), o Tribunal de Justiça de São Paulo anunciou a anulação das provas do concurso destinado aos candidatos da comarca da capital.

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo | Foto/Divulgação - CNJ

O Tribunal de Justiça de São Paulo divulgou os gabaritos das provas do seu concurso TJ-SP para escrevente, aplicadas no domingo (8).

As respostas foram publicadas na edição do Diário da Justiça Eletrônica nesta quarta-feira (11). Confira os gabaritos.

Aqueles que discordarem dos gabaritos podem apresentar recurso entre os dias 12 e 16 de setembro, no site da Fundação Vunesp, responsável pela organização.

Os gabaritos divulgados abrangem todas as regiões do estado, exceto a capital São Paulo, onde a aplicação das provas foi anulada.

Entenda a polêmica

O Tribunal de Justiça de São Paulo anunciou na última terça (10) a anulação das provas do concurso TJ-SP para o cargo de escrevente, destinadas para candidatos da comarca da capital.

A decisão de anular as provas no local foi em função de um erro operacional da banca organizadora.

Um fiscal de sala, na escola estadual Professor Aroldo de Azevedo, encerrou a aplicação uma hora antes do horário previsto.

De acordo com o TJ-SP, essa ação do fiscal acabou por prejudicar a equidade do concurso. Portanto, o tribunal decidiu anular a aplicação na cidade de São Paulo. Confira a nota oficial:

“O Tribunal de Justiça de São Paulo comunica que anulou a prova realizada neste domingo (8) para o concurso de escrevente técnico judiciário da Comarca da Capital. Em um dos locais de prova, a fiscal de sala encerrou o certame uma hora antes do horário determinado e, para não prejudicar os candidatos que ali estavam, em homenagem à isonomia, a Presidência do TJSP decidiu que será realizada nova prova objetiva, em data a ser definida. A anulação alcança apenas a Capital. Nas demais regiões do estado seguem válidas as provas objetivas realizadas. Oportunamente serão divulgadas mais informações pela Vunesp e pelos canais de comunicação do TJSP.”

Banca organizadora da seleção, a Fundação Vunesp ainda não comunicou oficialmente a anulação. A expectativa é que, em breve, a instituição possa publicar em seu site mais detalhes sobre a decisão.

A nova data ainda não foi definida e será comunicada posteriormente pelo órgão e banca.

Como funcionaram as provas

As provas para o concurso TJ SP, voltadas para o cargo de escrevente, foram aplicadas no domingo, 8, no turno da tarde e consistiram em uma avaliação objetiva, no formato de múltipla escolha.

A prova objetiva incluiu 100 questões, que foram distribuídas nas seguintes disciplinas:

Língua Portuguesa: 24 questões.

Conhecimentos de Direito, 40 questões, abrangendo:

  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Normas da Corregedoria.

Conhecimentos Gerais: 36 questões, incluindo:

  • Atualidades (6 questões);
  • Matemática (6 questões);
  • Informática (14 questões); 
  • Raciocínio Lógico (10 questões).

Os candidatos aprovados nessa etapa serão convocados para a prova prática de digitação.

Vale ressaltar que os candidatos da comarca da capital, cujas provas foram canceladas, farão novas avaliações com a mesma estrutura mencionada acima. A quantidade de questões e as disciplinas permanecerão inalteradas.