Concursos

Correios preparam novo concurso público para atendente comercial, diz site

A informação foi divulgada pelo superintendente da estatal em Brasília (DF), Paulo Henrique Soares de Moura, ao site Estratégia Concursos

Correios concurso
Correios | Foto/Marcelo Camargo - Agência Brasil

Os Correios estão em fase de planejamento para a abertura de um novo concurso público destinado ao cargo de Agente de Correios, na função de Atendente Comercial.

A informação foi divulgada pelo superintendente da estatal em Brasília (DF), Paulo Henrique Soares de Moura, ao site Estratégia Concursos, que confirmou a previsão de um edital exclusivo para essa posição, que exige apenas o ensino médio como requisito mínimo de escolaridade.

Cadastro de reserva para carteiros vai ser aproveitado pelos Correios

Além da novidade referente ao cargo de Atendente Comercial, o superintendente dos Correios destacou que o cadastro de reserva do concurso em andamento para carteiros vai ser amplamente utilizado.

De acordo com Moura, essa medida seria essencial, uma vez que a companhia enfrenta um déficit significativo de pessoal e precisa reforçar seu quadro funcional de maneira rápida e eficiente.

PDV impactou na reposição de funcionários

Durante a entrevista concedida no dia 25 de janeiro ao canal A Voz do Autismo, o superintendente também abordou o impacto do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) na realização de novos concursos.

De acordo com Moura, o PDV possibilita a saída de servidores mais antigos que não possuem plena capacidade física para desempenhar suas atividades, e torna a contratação de novos profissionais uma necessidade iminente para a manutenção dos serviços prestados pela empresa.

Detalhes do último concurso para Atendente Comercial dos Correios

A última seleção pública para Atendente Comercial ocorreu em 2011, com a organização do Cebraspe.

Na ocasião, foram ofertadas 2.272 vagas para a função, com remuneração que pode chegar a R$ 11,90 mil ao longo da carreira.

Como foram as provas do concurso anterior?

O exame contou com uma prova objetiva composta por 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada – apenas uma correta. A avaliação, com duração de 3 horas e 30 minutos, foi dividida da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa: 20 questões
  • Matemática: 20 questões
  • Informática: 20 questões

Para ser considerado aprovado, o candidato precisava atingir uma nota mínima de 24 pontos, com pelo menos seis pontos em cada disciplina.

Conteúdo programático do último concurso

  • Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos, ortografia oficial, acentuação gráfica, classes de palavras, regência, concordância, pontuação e crase.
  • Matemática: Números inteiros e fracionários, sistema métrico decimal, regra de três simples, porcentagem, juros, geometria básica.
  • Informática: Conceitos básicos de computação, hardware e software, sistema operacional Windows (XP e Vista), pacotes Office (Word, Excel, PowerPoint) e internet.