Das diversas maneiras que poderíamos detalhar para que você compreenda o seu mercado e usufrua dele o melhor possível, nada se compara ao Benchmarking.
Essa, que é uma estratégia de análise de concorrência muito aplicada ao marketing digital, caiu na graça dos investidores por ser ideal para quem quer ter um panorama simples, fácil de entender e ainda muito completo de seu mercado.
Venha descobrir tudo o que precisa sobre os benchmarkings para que você também comece a usufruir deles!
O que é um Benchmarking?
Podemos entender o benchmarking como sendo uma base de comparação desenvolvida a partir de dados do seu mercado. Ou seja, ela nos mostra indicativos comparativos de acordo com estudos de dados da concorrência.
O grande segredo que faz com que os benchmarkings sejam tão bem vindos no mundo dos investimentos é porque eles nos darão comparativos reais e seguros.
Diferente do marketing digital, onde esses dados de análise são retirados da concorrência, para investir devemos olhar os dados referentes às ações que desejamos no decorrer do tempo.
Com base nisso, podemos estruturar medidas de comparação que nos ajudem a entender, de modo mais seguro, o andar dos investimentos e se eles são realmente bons.
Outra vantagem é que os benchmarkings nos ajudam muito em questões comparativas. Poderíamos, por exemplo, encontrar as medidas para duas diferentes empresas em um mesmo ramo e comparar seus benchmarkings de modo a entender qual delas representa uma maior vantagem para nós naquele momento.
Com isso em mente, vamos descobrir os diferentes tipos de benchmarkings que podemos encontrar por aí.
Os tipos de Benchmarking
Para que sua análise comparativa feita de acordo com os benchmarkings seja realmente vantajosa para os seus investimentos, precisamos entender em que tipificação ela se encaixa.
Antes de começarmos, vale lembrar que todos esses tipos podem ser usados ao mesmo tempo para que se complementem e te ajudem a ter um panorama mais profundo do mercado.
Benchmarking interno
Assim como seu nome sugere, ele vai ter uma visão interna de seus investimentos, olhando para eles à procura de medidas que possam te ajudar.
Um exemplo de benchmarking interno seria o faturamento de uma determinada ação. De modo simples, precisamos medir os diferentes valores entregues pela ação em questão e encontrar um número médio que nos dê parâmetro suficiente para entender o que devemos esperar deste investimento.
Benchmarking competitivo
Do lado oposto, o benchmarking competitivo vai olhar para os concorrentes ou ações externas, de modo a criar um comparativo de mercado.
Essa é a medida mais difícil de ser encontrada, já que depende de fatores externos, mas a mais importante exatamente por esse mesmo motivo.
Benchmarking colaborativo
Por fim chegamos a um benchmarking que mistura os dois anteriores. Aqui o que ocorre é a troca de informações entre investidores ou empresas de modo que sejam capazes de ter uma análise mais precisa de seus dados externos.
Essa é uma prática muito bem vinda e que ajuda a formar laços entre os investidores, de modo que se ajudem.
Conclusão
O benchmarking é uma estratégia perfeita para quem quer entender o seu mercado de forma muito mais confiante. Ele vai te ajudar a ter parâmetros e não se perder em achismos.
Assim, comece a analisar os seus benchmarkings e procure também por dados prontos do seu mercado na internet. Esse pode ser um bom começo para você!
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