Você já pensou em parar de trabalhar e ter seu dinheiro trabalhando para você? Pois é, parece coisa de sonho, mas é possível viver de renda passiva e receber um “salário” com seus investimentos. Isso não vai acontecer de uma hora para outra, e depende de um planejamento de longo prazo, sempre adequando os seus investimentos ao seu perfil de investidor.

A característica fundamental de um bom investimento é o rendimento de juros sobre juros. Isto é, se você já tem um bom montante, conforme o tempo for passando, os juros vão se acumulando e gerando o “dinheiro em cima do dinheiro”. Mas, para quem está começando, são necessários quatro fatores essenciais: tempo, paciência, disciplina e resiliência, lembrando que não mexer em dinheiro já investido acelera o processo.

O que é renda passiva?

Se a renda ativa é aquela que você recebe por trabalhar, ou seja, usando sua força de trabalho, a renda passiva é aquela em que não é preciso gastar essa força. Então, a renda passiva é aquela que vem até você, ou seja, a rentabilidade dos seus investimentos. 

Pensando no padrão de vida médio da população, a XP Investimentos selecionou 5 ativos que podem compor sua carteira para que você tenha uma renda passiva periódica.

Fundos Imobiliários (FII)

O primeiro ativo destacado pela XP são os fundos imobiliários. Eles que já têm um sistema de pagamento mensal de lucros para os cotistas, o que é excelente para quem quer se planejar com uma renda passiva parecida com um salário.

Esses dividendos recebidos são referentes à sua cota do fundo. Então quanto maior a sua participação, maior o valor a ser recebido, e a parte mais interessante é que esse pagamento é isento de Imposto de Renda.

O maior cuidado que se deve ter ao investir em fundos imobiliários é ficar de olho na flutuação do desempenho do papel em si, isto é, o valor das cotas.

Para saber mais sobre fundos e como investir neles, leia nossas SpaceDicas: O que são fundos de investimentos? Confira suas vantagens, Por que os fundos imobiliários estão crescendo? São um bom investimento? e Fundos abertos e fechados: o que levar em conta na hora de investir.

Ações

Outro ativo interessante para se pensar em renda passiva são ações de empresas que pagam dividendos.

Dividendos são os lucros da empresa convertidos em dinheiro para os acionistas. Nesse caso, os pagamentos podem ocorrer todos os meses, todo trimestre ou a cada ano, dependendo da política da instituição. Vale a pena pesquisar sobre cada companhia antes de investir.

O mesmo risco dos fundos imobiliários, o pagamento de dividendos depende do valor das ações e, consequentemente, do desempenho da empresa. Para isso, acompanhe o noticiário e a atividade dos seus papéis com alguma frequência.

Para saber mais sobre dividendos de ações, leia nossa SpaceDica: O que são dividendos e juros sobre capital próprio?

Tesouro IPCA + Tesouro Prefixado com juros semestrais

O Tesouro IPCA e o Tesouro Prefixado são duas modalidades de investimentos disponibilizadas pelo Governo Federal para a compra e venda de títulos públicos.

O Tesouro IPCA está ligado à inflação, dada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nessa aplicação, o título paga uma taxa prefixada mais a variação da inflação (IPCA) até o período de resgate. Com os juros semestrais, esse rendimento paga todo o semestre um valor proporcional à rentabilidade do papel.

O mesmo ocorre com o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais. Esse título já tem uma rentabilidade predefinida e a cada semestre você recebe um valor proporcional a ela.

Previdência privada

Em se tratando de planos para o futuro, existe ainda a possibilidade de investir em uma previdência privada. Sim, por mais que não pareça, a previdência é um investimento!

Com uma contribuição mensal para uma seguradora, você pode acumular um montante que será rentabilizado pela seguradora, Assim, conseguir um valor considerável para complementar a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para saber mais sobre previdência privada, leia nossa SpaceDica: Conheça os 3 principais riscos financeiros da sua vida e saiba como se proteger deles

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online