A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) revisou para baixo suas previsões de crescimento da demanda global de petróleo para o ano de 2024, e reduziu a estimativa anterior em 210 mil barris por dia (BPD).
O novo valor, em 2024, totaliza 1,6 milhão de BPD de crescimento, em comparação com o ano anterior, em vez da previsão de 1,8 milhão de BPD divulgada no mês anterior.
Além da revisão para 2024, a previsão de crescimento da demanda mundial de petróleo para 2025 também sofreu um pequeno ajuste para baixo.
A OPEP agora espera um crescimento de 1,4 milhão de BPD em comparação com o ano anterior, uma redução de 90 mil BPD em relação à estimativa anterior de 1,5 milhão de BPD.
Causas da revisão nas projeções da OPEP
O ajuste nas previsões de demanda de petróleo está principalmente relacionado à atualização dos dados para o primeiro trimestre de 2024, segundo trimestre de 2024 e terceiro trimestre de 2024.
Estes dados mais recentes indicam uma moderação nas expectativas de crescimento da demanda global, e levaram a OPEP a revisar suas estimativas para os próximos anos.
Projeções de demanda para a OCDE e países não pertencentes ao grupo
A revisão afeta as expectativas de crescimento de demanda em diferentes regiões.
Para os países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), espera-se um crescimento de 0,1 milhão de BPD em 2025, um aumento mais modesto em relação às previsões anteriores.
Em contrapartida, a demanda nos países não pertencentes à OCDE, que representam mercados emergentes e em desenvolvimento, deve crescer em 1,3 milhão de BPD no mesmo período.