A atriz Fernanda Torres fez história ao se tornar a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.
A conquista foi celebrada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, na última segunda-feira (6), fez questão de parabenizar a artista em uma ligação telefônica.
“Um milhão de parabéns para você, querida”, disse o presidente. Emocionada, Fernanda Torres agradeceu e destacou o simbolismo de sua vitória em um momento importante para a cultura brasileira.
“Tão bonito vir esse prêmio agora, em uma hora dessas. Uma coisa tão linda para a cultura, para a arte, que foi tão atacada, Lula”, disse a atriz, referindo-se aos desafios enfrentados pelo setor cultural nos últimos anos. “E durante a tua Presidência, isso é uma coisa muito linda”, completou.
Orgulho familiar e simbologia histórica da vitória de Fernanda Torres
Durante a conversa, Lula mencionou o orgulho que a vitória deve ter causado na mãe da atriz, a também consagrada Fernanda Montenegro. “Eu fico imaginando o orgulho da filha querida, da filha artista”, declarou o presidente, ressaltando o peso da conquista para a família Torres.
Além disso, Lula destacou o momento simbólico da premiação, que ocorre dois dias antes do ato em memória do 8 de janeiro, data que marca dois anos dos ataques à Praça dos Três Poderes, em Brasília.
“E sobretudo isso acontecer para você faltando dois dias para a gente fazer o ato em defesa da democracia”, disse o presidente. Fernanda, por sua vez, fez questão de ligar sua vitória à memória de Eunice Paiva, defensora dos direitos humanos, cuja história ela interpretou no cinema.
“Exatamente em nome da Eunice Paiva, uma mulher defensora dos direitos humanos, Lula. É muito simbólico”, afirmou a atriz, emocionada.