Indicações históricas

Lula e políticos celebram indicações de "Ainda Estou Aqui" ao Oscar 2025

Políticos brasileiros, incluindo Lula e Alckmin, celebram as indicações de "Ainda Estou Aqui" e Fernanda Torres ao Oscar 2025

Lula e políticos celebram indicações de "Ainda Estou Aqui" ao Oscar 2025

O cinema brasileiro atingiu um marco histórico nesta quinta-feira (23) com as indicações do filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, ao Oscar 2025. A obra foi indicada em três categorias.

Personalidades políticas, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e membros do governo, celebraram nas redes sociais. 

Lula comemora indicações de “Ainda Estou Aqui”

Em publicação no X, antigo Twitter, o presidente Lula comemorou:

“A turma de ‘Ainda Estou Aqui’ já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, MELHOR FILME”.

LEIA MAIS: Fernanda Torres e “Ainda Estou Aqui” são indicados ao Oscar

Não apenas Lula, como o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também se manifestou. 

“Nós vamos sorrir. Sorriam! É assim que os brasileiros estão com as indicações de ‘Ainda Estou Aqui’ e de Fernanda Torres ao Oscar. Ainda estamos aqui, sorrindo e torcendo pelo nosso cinema!”

https://twitter.com/geraldoalckmin/status/1882446372928209099

Representatividade e força da cultura brasileira

Bem como os outros políticos, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou o impacto histórico do momento. 

“AVISA QUE É DO BRASIL Pela primeira vez na história, um filme brasileiro é indicado na categoria principal do Oscar: Melhor Filme e não para por aí – são três indicações históricas para o Brasi”. 

“Estamos orgulhosos da nossa arte, da nossa cultura, e já na torcida por essas estatuetas que podem marcar um novo capítulo no cinema brasileiro!”, completou Anielle. 

Ainda mais, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ressaltou a importância do reconhecimento internacional: “Uma conquista para o cinema brasileiro”. 

Outros famosos 

Além disso, outros famosos ainda comemoram as indicações.

O ator Selton Mello, que participa também de “Ainda Estou Aqui” postou: “Fizemos um filme. Ele nasceu vitorioso por motivos variados: por lembrar o que jamais pode ser esquecido; por comover com uma beleza austera; por encher as salas de cinema de novo; por levar nossa sensibilidade para o mundo; por recuperar nossa autoestima cultural; por abrir tantas portas para outros que virão; por restaurar o amor pelo cinema brasileiro; por ter criado algo emocionalmente poderoso; por alcançar o raro equilíbrio entre estética & ética; por ser sublime em sua justa simplicidade”. 

Ao mesmo tempo, Luciano Huck aproveitou a própria frase da Fernanda para comemorar: “A vida presta […] Muito bom ver histórias brasileiras sendo aplaudidas pelo mundo”. 

Quais categorias “Ainda Estou Aqui” concorre? 

“Ainda Estou Aqui” está entre os filmes indicados à principal categoria do Oscar, Melhor Filme, ao lado de grandes produções internacionais, como:

  • “Emilia Pérez”;
  • “O Brutalista”;
  • “Anora”;
  • “Conclave”;
  • “Um Completo Desconhecido”;
  • “Nickel Boys”;
  • “Wicked”;
  • “Duna: Parte 2”;
  • “A Substância”.

Além disso, na categoria de Melhor Atriz, Fernanda Torres concorre com renomadas artistas:Demi Moore (“A Substância”); Mikey Madison (“Anora”); Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”) e Cynthia Erivo (“Wicked”).

Por fim, em Melhor Filme Internacional, o Brasil compete com as seguintes produções:”Emilia Pérez” (França); “A Garota da Agulha” (Dinamarca); “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha); e “Flow” (Letônia).