Você tem o sonho da casa própria? Pode até ser que a compra de um imóvel represente segurança e estabilidade para você, mas nem sempre é a melhor opção quando botamos tudo na ponta do lápis. 

“É claro que depende da condição de cada um”, explica Thabata Abreu, planejadora financeira da SpaceMoney. “Mas vale a pena comprar quando a parcela do financiamento é menor do que o valor que você pagaria no aluguel de um imóvel correspondente”. 

A especialista explica que 30% da renda mensal é o máximo que pode ser comprometido em financiamentos imobiliários. “É comum começar a pagar e perceber que fica pesado no orçamento”, diz. “Os gastos essenciais, que contam, além da moradia, alimentação, transporte, saúde e outros, não devem passar de 50%”. 

Além dos valores envolvidos em cada opção, é preciso levar em conta as necessidades do seu estilo e momento de vida. “Para um casal jovem, por exemplo, há muito esforço para comprar”, afirma Luciana Ikedo, especialista em investimentos e finanças pessoais. “Pode ser que eles acabem com um imóvel pequeno ou mal localizado que no final das contas será transitório”. 

Mesmo se você tem um bom caixa e não vai precisar de financiamento para a compra, é recomendado pensar duas vezes. Isso porque um imóvel significa destinar um valor significativo para um recurso sem liquidez. “Principalmente agora, durante a crise, vemos a importância de uma reserva de emergência”, lembra Luciana. “Pode ser interessante esperar mais um pouco e destinar esse valor para um colchão de segurança no ínterim”. 

Pechinchas no mercado

Com a crise trazida pela pandemia, vale a pena ficar de olho no mercado imobiliário em busca de ativos abaixo do preço. A planejadora Thabata Abreu explica que, em situação apertada, muitas pessoas têm necessidade de se desfazer de imóveis. “A expectativa era de recuperação do mercado para 2022, mas o coronavírus alongou esse horizonte”, conta. “Para quem tem dinheiro em caixa, é uma boa”. 

Mesmo assim, é um momento de cautela: fazer um investimento alto, como geralmente são os imobiliários, deve ser muito bem calculado, afirma Luciana Ikedo. “Não sabemos até quando esse período de anormalidade vai durar e podemos ser os próximos a tentar vender um imóvel, procurando liquidez”.

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online