Cashback na conta de luz é a nova proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto “Sandbox Tarifário” da Light (LIGT3), foi aprovada nesta terça-feira (24) pela Aneel.
Proposta que busca reduzir inadimplência e perdas financeiras será executada ao longo de 36 meses e incluirá 10 mil unidades consumidoras. A iniciativa oferecerá incentivos diretos aos consumidores, como o sistema de cashback.
No sistema, consumidores que mantiverem suas contas em dia poderão receber cashback, uma recompensa financeira que tem o objetivo de estimular o pagamento regular das faturas.
Divisão dos consumidores: regulares e irregulares
O projeto se divide em dois grupos: os consumidores regulares, que já seguem as normas de consumo e pagamento, e os consumidores irregulares, que recentemente se adequaram às regras após práticas inadequadas.
Como funciona o cashback?
Ambos os grupos serão submetidos a um sistema de faturamento fixo, no qual o valor das contas permanece estável, independentemente do consumo mensal.
Para os consumidores regulares, o cashback funcionará como um incentivo adicional, enquanto, para os irregulares, o objetivo é também reduzir a reincidência de práticas inadequadas e melhorar a adimplência.
Além do cashback
Além do cashback, o projeto inclui outras técnicas de economia comportamental, como programas de valorização do cliente e atendimento personalizado, buscando fortalecer a relação entre a empresa e seus clientes.
A iniciativa faz parte das políticas da Aneel para incentivar o faturamento diferenciado entre as concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica. O órgão regulador vê no projeto um grande potencial para promover a regularização dos consumidores e melhorar a adimplência, que atualmente é um dos maiores desafios da Light.
“A proposta demonstra grande potencial para subsidiar iniciativas que promovam a regularização e adimplência de consumidores na área de concessão da Light, e aborda possivelmente o principal desafio atual da empresa”, disse a Aneel.
Fases do projeto
Dividido em três fases, o projeto começa com a coleta de dados e identificação de padrões de consumo, seguida pela aplicação do sistema de faturamento fixo e incentivos. As fases finais envolvem o monitoramento dos resultados e ajustes. O custo total estimado é de R$ 24,5 milhões.
As informações são da Reuters.