Programa de incentivo

Aneel aprova projeto de cashback da Light (LIGT3); 10 mil unidades consumidoras poderão ser beneficiadas

Projeto "Sandbox Tarifário", aprovado nesta terça-feira (24), implementa cashback na conta de luz para estimular o pagamento em dia

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Cashback na conta de luz é a nova proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto “Sandbox Tarifário” da Light (LIGT3), foi aprovada nesta terça-feira (24) pela Aneel.  

Proposta que busca reduzir inadimplência e perdas financeiras será executada ao longo de 36 meses e incluirá 10 mil unidades consumidoras. A iniciativa oferecerá incentivos diretos aos consumidores, como o sistema de cashback.  

No sistema, consumidores que mantiverem suas contas em dia poderão receber cashback, uma recompensa financeira que tem o objetivo de estimular o pagamento regular das faturas.

Divisão dos consumidores: regulares e irregulares

O projeto se divide em dois grupos: os consumidores regulares, que já seguem as normas de consumo e pagamento, e os consumidores irregulares, que recentemente se adequaram às regras após práticas inadequadas. 

Como funciona o cashback?

Ambos os grupos serão submetidos a um sistema de faturamento fixo, no qual o valor das contas permanece estável, independentemente do consumo mensal.  

Para os consumidores regulares, o cashback funcionará como um incentivo adicional, enquanto, para os irregulares, o objetivo é também reduzir a reincidência de práticas inadequadas e melhorar a adimplência. 

Além do cashback

Além do cashback, o projeto inclui outras técnicas de economia comportamental, como programas de valorização do cliente e atendimento personalizado, buscando fortalecer a relação entre a empresa e seus clientes. 

 A iniciativa faz parte das políticas da Aneel para incentivar o faturamento diferenciado entre as concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica. O órgão regulador vê no projeto um grande potencial para promover a regularização dos consumidores e melhorar a adimplência, que atualmente é um dos maiores desafios da Light. 

“A proposta demonstra grande potencial para subsidiar iniciativas que promovam a regularização e adimplência de consumidores na área de concessão da Light, e aborda possivelmente o principal desafio atual da empresa”, disse a Aneel.  

Fases do projeto

Dividido em três fases, o projeto começa com a coleta de dados e identificação de padrões de consumo, seguida pela aplicação do sistema de faturamento fixo e incentivos. As fases finais envolvem o monitoramento dos resultados e ajustes. O custo total estimado é de R$ 24,5 milhões. 

As informações são da Reuters.