Em outubro, investidores de todo o mundo concentrarão suas atenções em relevantes eventos que a SpaceMoney listou nesta agenda econômica.
Serão relevantes as decisões de juros de Bancos Centrais ao redor do globo, assim como os dados que mensuram a atividade econômica como relatórios sobre o mercado de trabalho e o desempenho de setores como o varejo.
Decisões de política monetária: para onde vão os juros?
No dia 17 de outubro, a agenda econômica vai ser bem movimentada. O Banco Central do Chile e o Banco Central Europeu (BCE) anunciarão suas decisões sobre a taxa de juros.
Agenda Econômica: Falas de dirigentes de BCs
Huw Pill, economista-chefe e diretor do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), se pronuncia nos dias 1, 2 e 4 de outubro.
Luis de Guindos, vice-presidente do BCE, se pronuncia no dia 1º de outubro, e deve fornecer indicações sobre a direção futura da política monetária da Zona do Euro.
Agenda econômica sem Payroll não existe
O Payroll, relatório sobre balança comercial, geração de empregos e salário médio por hora produzido pelo Federal Reserve (FED), vai ser divulgado no dia 4 de outubro.
Agenda econômica do varejo: vendas do setor serão acompanhadas em todo o mundo
As vendas no varejo são um importante indicador dos gastos do consumidor e funcionam como uma métrica essencial para entender a saúde da economia dos Países.
De acordo com a agenda econômica, os dados serão divulgados nas seguintes datas:
- Brasil: 10 de outubro
- China: 17 de outubro
- Estados Unidos: 17 de outubro
- Reino Unido: 18 de outubro
Balança comercial por todo o globo
Ainda na agenda econômica, a balança comercial, que reflete o saldo entre importações e exportações, desponta como um outro importante indicador econômico.
As datas de divulgação para outubro incluem:
- Brasil: 4 de outubro
- Alemanha: 9 de outubro
- Reino Unido: 11 de outubro
- China: 14 de outubro
Índices de Gerentes de Compras (PMI)
PMI Industrial
O PMI (sigla em inglês para Índice de Gerentes de Compras) Industrial, que mede a atividade do setor industrial, vai ser divulgado no dia 1º de outubro na Alemanha, Brasil, Estados Unidos, França e Zona do Euro.
No México, o resultado vai ser informado no dia 2.
PMI Composto
O PMI Composto, que inclui dados de manufatura e serviços, vai ser divulgado no dia 3 de outubro, em lugares como Alemanha, Brasil, Estados Unidos, França e Zona do Euro.
PMI de Serviços
Este indicador, que mede a atividade nos setores de serviços, vai ser publicado no dia 2 de outubro no Japão e no dia 3 de outubro em lugares como Alemanha, Brasil, Estados Unidos, França e Zona do Euro.
Agenda Econômica: os indicadores de inflação ao redor do mundo
IPC
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), um dos principais indicadores de inflação no Brasil e no mundo, vai ser divulgado nas seguintes datas:
- Zona do Euro: 1 de outubro
- Brasil: 2 de outubro
- México: 9 de outubro
- EUA: 10 de outubro
- Alemanha: 11 de outubro
- China: 12 de outubro
- Reino Unido: 16 de outubro
IPCA e IPCA-15
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação em todas as regiões do Brasil, vai ser anunciado no dia 9 de outubro.
Sua leitura preliminar, o IPCA-15, popularmente conhecido como prévia do IPCA, vai ser divulgado no dia 24 de outubro.
IPP
O Índice de Preços ao Produtor (IPP) vai ser divulgado nos EUA no dia 11 de outubro, na China no dia 12 de outubro e na Alemanha no dia 21 de outubro.
IGP
Já o Índice Geral de Preços (IGP) vai ter três divulgações em outubro:
- – IGP-DI (Disponibilidade Interna) no dia 7 de outubro;
- – IGP-10 (10) no dia 17 de outubro; e
- – IGP-M (Mercado) no dia 30 de outubro.
IBC-BR
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), importante para prever o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, vai ser divulgado no dia 14 de outubro.
Por fim, mas não menos importante na agenda econômica: PIB
Investidores conhecerão o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido no dia 11 de outubro, enquanto os números do crescimento da China serão anunciado no dia 17 de outubro.