O Banco Central (BC) publicou a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) nesta terça-feira, 25 de junho. Em decisão unânime na semana passada, o Copom manteve a taxa básica de juros (Selic) em 10,50% ao ano.
Entre outros pontos, a ata do Copom ressaltou que houve desancoragem adicional das expectativas de inflação, que a política monetária deve se manter contracionista por tempo suficiente e que eventuais ajustes futuros nos juros serão ditados pelo compromisso de convergência da inflação à meta.
No documento, o Comitê destacou que “avalia que o cenário prospectivo de inflação se tornou mais desafiador, com o aumento das projeções de inflação de médio prazo, mesmo condicionadas em uma taxa de juros mais elevada”.
Para a Guide Investimentos, a ata voltou a reforçar o cenário mais adverso e incerto, trazendo como ponto de atenção central a recente desancoragem das expectativas de inflação e a grande necessidade que o BC tem em voltar a estabilizá-las.
“O documento mostrou convergência na visão de diretores, entendendo a necessidade de uma atuação firme da autoridade monetária para que o objetivo de estabilização das expectativas seja alcançado”, afirma a casa de investimentos.
O colegiado, de forma unânime, “avalia que se deve perseguir a reancoragem das expectativas de inflação independentemente de quais sejam as fontes por trás da desancoragem ora observada”.