Economia

BC: condições de crédito podem estar mais favoráveis, segundo bancos

A melhora na percepção ocorre em meio ao ciclo de queda da taxa básica de juros (SELIC) pelo Banco Central

-
-

As condições de crédito no Brasil ficaram mais favoráveis no encerramento de 2023. Além disso, devem seguir em trajetória de melhora na maior parte dos segmentos neste trimestre, segundo pesquisa do Banco Central (BC) com instituições financeiras consultadas em janeiro.

A melhora na percepção ocorre em meio ao ciclo de queda da taxa básica de juros (SELIC) pelo Banco Central, atualmente em 11,25% ao ano.

De acordo com a Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito, uma tendência positiva deve ser vista nos financiamentos voltados ao consumo de pessoas físicas, “principalmente em decorrência da melhora na percepção sobre o nível de comprometimento de renda do consumidor, o nível de emprego e condições salariais, a inadimplência e a tolerância ao risco”.

Na avaliação das instituições consultadas, a inadimplência deve cair neste trimestre em relação ao fim de 2023. Em dezembro, a inadimplência nos financiamentos livremente pactuados entre bancos e tomadores estava em 4,7%, contra 4,8% em novembro.