Auxílio-Gás

Auxílio Gás vai se chamar Gás Para Todos: confira regras e novos valores

Mudança envolve projeto que precisa passar pelo Congresso Nacional

Auxílio Gás vai se chamar Gás Para Todos: confira regras e novos valores

O governo federal anunciou uma mudança no programa Auxílio Gás, que passará a se chamar “Gás Para Todos” a partir de 2025. 

Com a reformulação, espera-se que mais de 20 milhões de famílias sejam atendidas pelo novo programa, que trará não apenas um nome diferente, mas também novas regras e formas de entrega do benefício.

O projeto precisa passar pelo Congresso Nacional.

Como vai funcionar o Gás Para Todos?

Uma das principais mudanças é que, em vez de os beneficiários receberem um valor em dinheiro para comprar o botijão de gás, o próprio botijão será entregue diretamente às famílias cadastradas.

Hoje, o Auxílio-Gás é pago segundo o calendário do Bolsa Família. Com esse novo programa, a distribuição será desvinculada.

Essa mudança visa garantir que o auxílio seja utilizado de maneira adequada, e evitar desvios de finalidade.

A Caixa Econômica Federal desenvolverá uma plataforma para que os beneficiários se cadastrem e acompanhem o programa.

Com esse aplicativo, as famílias contempladas poderão adquirir o botijão de gás diretamente nas revendedoras autorizadas.

Quem será beneficiado?

O Gás Para Todos manterá como foco as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Não apenas os beneficiários do Bolsa Família. 

De acordo com o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD-MG), o aumento dos beneficiários será gradual.

O Auxílio-gás hoje atende mais de 5,6 milhões de famílias.

E quanto à demanda?

A participação das revendedoras será voluntária. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fará o cadastramento e somente as empresas autorizadas poderão comercializar o botijão para as famílias participantes.