O beneficiário que foi vítima de um golpe por meio de mensagens falsas e percebeu que houve uma transferência indevida dos recursos do Bolsa Família precisa agir rapidamente para contestar a transação e tentar reaver o valor.
Existem três alternativas para contestar a transferência.
A medida precisa ser feita junto à Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do benefício.
Veja as orientações publicadas pelo Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) sobre as formas de contestação:
Como proceder em caso de golpe
- – 1. Procure uma agência Caixa: o primeiro passo é comparecer a uma agência da Caixa, com o CPF e um documento de identificação do beneficiário;
- – 2. Acessar o aplicativo Caixa TEM: seguindo as orientações, clique no ícone ajustes; Minha conta; contestar transação; clique no valor a ser contestado; responda às perguntas de segurança. Ao final apresentará a mensagem: “Contestação solicitada com sucesso.” O prazo de análise dessa contestação é de até 10 dias úteis;
- – 3. Pelo SAC Caixa, telefone 0800 726 0101, opção 6: nesta opção, o beneficiário deverá informar ao atendente seu CPF e número da conta, a data e valor da transação que não reconhece e deseja contestar. O atendente realizará perguntas de segurança ao beneficiário e, então, registrará a transação.
O que diz o governo
O ministro Wellington Dias ressaltou que a comunicação com as famílias é feita por meio de mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família.
“O MDS tem recebido denúncias de que pessoas estão aplicando um golpe e tirando dinheiro de beneficiários do Bolsa Família. Imediatamente acionamos a Caixa Econômica. E orientamos: o MDS reafirma que não envia links com destinação a outros sites para os beneficiários do Programa. Esta não é uma forma oficial de contato do ministério e sim uma possível tentativa de golpe”, complementou o ministro
A recomendação é que as famílias que foram vítimas do golpe também registrem um boletim de ocorrência.
O registro pode ser feito presencialmente na delegacia mais próxima ou online.