Benefícios Sociais

Consignado para CLT: saiba tudo sobre a modalidade

Nova modalidade de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada pode movimentar até R$ 120 bilhões

Caged: Brasil abre 106 mil vagas de emprego formal em novembro
O número de 106.625 vagas de emprego formal em novembro ficou abaixo do esperado | Reprodução

A nova modalidade de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada (CLT) promete movimentar até R$ 120 bilhões nos primeiros meses de funcionamento. 

O objetivo do governo é oferecer uma alternativa de empréstimo com juros mais baixos e maior segurança para as instituições financeiras.

Qual a taxa de juros do consignado CLT?

As taxas do crédito consignado para CLT devem variar entre 2,5% e 3% ao mês, bem abaixo dos 6% cobrados em outras modalidades. 

No entanto, o percentual final dependerá da análise de risco realizada pelos bancos, levando em consideração fatores como tempo de trabalho e histórico financeiro do cliente.

Diferente do consignado do INSS e do destinado a servidores públicos, esta nova versão não contará com um teto de juros definido pelo governo, permitindo maior flexibilidade nas ofertas.

Como solicitar o empréstimo?

Para contratar o consignado privado, o trabalhador deve acessar a Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), seja pelo site ou pelo aplicativo. 

No sistema, é necessário autorizar o compartilhamento dos dados do eSocial, plataforma que unifica informações trabalhistas.

Após a autorização, as ofertas de crédito serão enviadas em até 24 horas pelas instituições financeiras interessadas. A partir de 25 de abril, os bancos também poderão operar essa linha de crédito diretamente em suas plataformas digitais.

Como será o pagamento das parcelas?

As parcelas do crédito consignado serão descontadas diretamente na folha de pagamento, através do eSocial. O valor do desconto pode chegar a até 35% do salário bruto, considerando também comissões, abonos e outros benefícios.

Se o trabalhador for demitido, a dívida será quitada parcialmente com as verbas rescisórias, respeitando o limite de 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória

Caso o valor não seja suficiente, o pagamento das parcelas fica suspenso até que o trabalhador consiga um novo emprego com carteira assinada, quando o desconto voltará a ser feito automaticamente.

Se o trabalhador mudar de emprego, o desconto passa a ser realizado pelo novo empregador, sem necessidade de renegociação do contrato.

Quem pode contratar o consignado privado?

Podem solicitar o empréstimo os trabalhadores do setor privado que possuem carteira assinada, nas seguintes categorias:

  • Empregados urbanos (código 101);
  • Empregados rurais (código 102);
  • Empregados domésticos (código 104).

Como acessar a Carteira de Trabalho Digital?

Para utilizar o serviço, é necessário possuir uma conta Gov.br. O aplicativo da CTPS Digital pode ser baixado nas lojas oficiais de aplicativos para dispositivos móveis. O desenvolvedor correto é “Serviços e Informações do Brasil”.

Qual é o limite do empréstimo consignado CLT?

O valor máximo que pode ser comprometido com as parcelas do consignado privado é de 35% do salário líquido mensal do trabalhador, considerando todos os benefícios recebidos.