Neste início de setembro, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam estar atentos ao calendário de pagamentos, que se estende até a segunda semana de outubro.
O início do pagamento do benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com reajuste, vai ser feito a partir do dia 24 de setembro, direcionados aos beneficiários que têm Número de Inscrição Social (NIS) com final 1 e recebem até um salário mínimo.
Para os recebedores que possuem acima de um salário mínimo, os pagamentos terão início no dia 1 de outubro, para pensionistas ou aposentados com NIS finais 1 ou 6.
O recebimento acontece regularmente ao final dos meses, até o início dos seguintes.
Assim, o pagamento do mês de agosto ainda vai ser realizado no início de setembro.
O novo piso do INSS está em R$ 1.412,00.
Calendário de pagamentos do INSS para benefícios de até 1 salário mínimo em setembro
- FINAL NIS 1 – 24 de setembro
- FINAL NIS 2 – 25 de setembro
- FINAL NIS 3 – 26 de setembro
- FINAL NIS 4 – 27 de setembro
- FINAL NIS 5 – 30 de setembro
- FINAL NIS 6 – 01 de outubro
- FINAL NIS 7 – 02 de outubro
- FINAL NIS 8 – 03 de outubro
- FINAL NIS 9 – 04 de outubro
- FINAL NIS 0 – 07 de outubro
Calendário de pagamentos do INSS de setembro para benefícios acima de 1 salário mínimo
- FINAIS DO NIS 1 e 6 – 01 de outubro
- FINAIS DO NIS 2 e 7 – 02 de outubro
- FINAIS DO NIS 3 e 8 – 03 de outubro
- FINAIS DO NIS 4 e 9 – 04 de outubro
- FINAIS DO NIS 5 e 0 – 07 de outubro
Como se cadastrar no NIS
Se você ainda não está cadastrado junto ao INSS, o processo pode ser feito tanto presencialmente quanto online, por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
Para o cadastro, você precisa portar os seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto (RG ou CNH)
- CPF
- Comprovante de residência
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
- PIS/PASEP
Esses documentos são necessários para comprovar sua identidade e seu histórico de contribuições.
O cadastro no INSS garante o acesso a diversos benefícios, como aposentadorias, pensões, auxílios e outros serviços oferecidos pela Previdência Social.
Manter seus dados cadastrais atualizados junto ao INSS evita problemas com o recebimento dos benefícios. Informações como endereço, número de telefone e dados bancários devem estar sempre corretos.
Além disso, a atualização dos dados cadastrais evita que o benefício seja interrompido.
A falta de informações corretas pode levar à suspensão do pagamento até que a situação seja regularizada.
Auxílio-doença
Os segurados do INSS que estejam temporariamente incapazes de trabalhar devido a uma doença ou acidente podem solicitar o auxílio-doença, concedido mediante avaliação médica e comprovação da incapacidade.
Para solicitar o auxílio-doença, o segurado deve acessar o portal Meu INSS e agendar uma perícia médica.
Interessados devem ter em mãos documentos que comprovem a condição de saúde, como laudos médicos, exames e atestados.
Já para a prorrogação do auxílio-doença, o segurado deve:
- Fazer uma solicitação antecipada: o segurado deve realizar o pedido de prorrogação 15 dias antes da data de término do benefício;
- Solicitar uma avaliação médica.
O sistema do INSS agenda automaticamente essa avaliação para a data de cessação do benefício dentro de até 30 dias.
Para consultar o NIS
Para saber quando você vai receber o pagamento, o pensionista ou aposentado pode olhar seu NIS no cartão do benefício ou no aplicativo “Meu INSS”, informar o CPF e senha cadastrados na plataforma gov.br..