
O governo federal abrirá, nas próximas semanas, uma nova seleção do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) com a previsão de contratar 100 mil novas moradias.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (8) pelo ministro das Cidades, Jader Filho, durante a 100ª edição do Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic).
Segundo o ministro, a iniciativa faz parte do esforço da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fortalecer a política habitacional no país e impulsionar o setor da construção civil.
“O governo do presidente Lula vem estimulando a industrialização da construção civil e sua presença no programa Minha Casa, Minha Vida. Queremos que o setor consiga reduzir custos, reduzir os prazos de construção, contribuir ainda mais para a sustentabilidade ambiental”, afirmou Jader Filho.
Além do novo edital de seleção, o ministro destacou a aprovação da reforma tributária como um avanço importante para a ampliação do acesso à moradia.
“Nesse contexto, já foi aprovada a reforma tributária que incentivará a habitação de interesse social e reduzirá grande parte das dificuldades existentes da construção”, declarou.
O programa Minha Casa, Minha Vida é a principal política pública federal voltada para a oferta de moradia às famílias de baixa renda.
Desde sua retomada em 2023, o governo tem feito novas seleções e buscado integrar práticas mais sustentáveis e tecnológicas à construção das unidades.