
No primeiro trimestre de 2025, Bradesco (BBDC4), Banco Inter (INBR32) e PagSeguro lideraram o ranking de reclamações procedentes contra as 15 maiores instituições financeiras do país, segundo um levantamento do Banco Central (BC). A lista inclui o C6 Bank e o conglomerado BTG Pactual (BPAC11) – Banco Pan (BPAN4) no grupo das cinco empresas com maior proporção de queixas por milhão de clientes.
Metodologia considera proporcionalidade de reclamações
A classificação adotada pelo Banco Central leva em conta a proporcionalidade de queixas procedentes. Isso significa que o órgão não avalia apenas o número absoluto de reclamações, mas sim a estimativa de ocorrências por milhão de clientes da instituição ou do conglomerado financeiro.
Cartões de crédito são campeões de insatisfação
De acordo com o BC, a maior parte das reclamações no período esteve relacionada a “irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito“.
Em segundo lugar, aparece a insatisfação dos clientes com o atendimento prestado pelos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou pelas centrais de relacionamento.
Em seguida, figuram as queixas sobre operações de crédito (com exceção do consignado), envolvendo também a segurança e legitimidade dessas transações.
Ame Digital lidera ranking entre instituições menores
Entre as instituições financeiras de menor porte, a campeã em número proporcional de reclamações foi a Ame Digital, e inclusive sua controlada Parati.
Foram 120 reclamações procedentes para um total de 43,3 mil clientes, o que gerou um índice de 2.767,99.
Logo em seguida aparecem o Banco Inbursa e a Pay4Fun, que também apresentaram altos níveis de insatisfação dos usuários.
Problemas com crédito consignado ganham destaque
As operações de crédito consignado figuraram entre os principais motivos de queixa dos consumidores. O tema ganhou ainda mais relevância com o lançamento recente do chamado “Crédito do Trabalhador“, uma versão privada do consignado, que foi iniciado em 25 de março.
Entre as queixas, destacam-se cobranças em duplicidade, demora na liberação do crédito e falhas operacionais relacionadas à margem consignável.
A inadequada oferta ou falta de informação sobre essas operações também gerou muitas reclamações.
Cinco instituições concentram as maiores queixas sobre consignado
No que se refere especificamente às reclamações sobre crédito consignado, cinco instituições concentram o maior volume de queixas: Bradesco, Itaú, Facta Financeira, Agibank e Banco Inbursa.
Em relação à oferta inadequada de informações sobre o produto, Facta e Agibank lideram as reclamações, seguidas por C6 Bank, Banco Mercantil e novamente o Inbursa.