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Cielo (CIEL3): faturamento do varejo brasileiro cresce 4,7% em fevereiro, aponta ICVA

Naquele mês as vendas do setor subiram 0,5%

Cielo (CIEL3) - Divulgação: Cielo, por Evidência Consultoria e Comunicação
Cielo (CIEL3) - Divulgação: Cielo, por Evidência Consultoria e Comunicação

As vendas no Varejo em fevereiro de 2024 cresceram 0,5%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2023. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo (CIEL3) do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 4,7%.

Por se tratar de um ano bissexto, o mês de fevereiro de 2024 teve um dia adicional de atividade comercial. O destaque foi o macrossetor de Bens Não Duráveis, com crescimento de 2,5%.

Os segmentos de Supermercados e Hipermercados e Varejo Alimentício Especializado alavancaram o resultado do macrossetor. Já os faturamentos dos outros dois macrossetores — Bens Duráveis e Semiduráveis e Serviços — apresentaram queda.

O macrossetor de Bens Duráveis caiu 2,1%, com o segmento de Vestuário e Artigos Esportivos puxando o desempenho para baixo. O macrossetor de Serviços teve retração de 1,9%. Nesse caso, o setor de Estética e Cabeleireiros registrou a queda mais acentuada.

“Os cenários dos meses de fevereiro de 2023 e 2024 são similares. Ambos foram integralmente afetados pelo feriadão de carnaval — diferente de 2022, por exemplo, quando parte do feriado caiu no início de março. No entanto, o dia adicional de portas abertas para o comércio fez diferença para alavancar o desempenho positivo de fevereiro deste ano”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

“O resultado expressivo das vendas no setor de Varejo Alimentício Especializado é um indicativo de que os consumidores anteciparam as compras de ovos de Páscoa e produtos afins. Os Supermercados e Hipermercados, locais onde a exposição e vendas de chocolates são comuns, também se aproveitaram desse movimento”, completa.