A Confederação Nacional da Indústria (CNI) elevou a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para a economia brasileira em 2024 e passou a projetar crescimento de 3,4%.
A estimativa anterior era de 2,4%, conforme os números publicados nesta quinta-feira (10).
Segundo a instituição, a nova expectativa veio dos resultados observados no segundo trimestre, quando o PIB surpreendeu positivamente ao crescer 1,4%.
A variação positiva foi resultado da comparação com os três meses anteriores, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A indústria foi um dos destaques para o avanço, com crescimento de 1,8%.
Projeção do PIB pelo relatório Focus
No que diz respeito ao Produto Interno Bruto no relatório Focus, divulgado às segundas-feiras pelo Banco Central, a projeção é de 3,00% para este ano.
As expectativas para 2025 estão em 1,93%.
Produção industrial avança em cinco dos locais pesquisados em agosto
Na transição de julho para agosto de 2024, a produção industrial no Brasil registrou um aumento de 0,10%, segundo o IBGE.
Essa variação positiva foi observada em cinco dos quinze locais analisados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional.
Os estados que mais contribuíram para esse crescimento foram Ceará (CE) e Minas Gerais (MG), com altas de 2,70% e 1,80%, respectivamente.
Quando comparado a agosto do ano passado, a indústria cresceu 2,20%, com doze dos dezoito locais pesquisados em resultados positivos.