Novo acordo

Conab e Banco do Brasil (BBAS3) firmam acordo agropecuário

A parceria visa fortalecer a coleta e divulgação de dados no agronegócio e inclui ações conjuntas em feiras e eventos estratégicos para o setor

BrasilAgro
Divulgação/BrasilAgro

Nesta terça-feira, 17 de setembro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Banco do Brasil (BBAS3) anunciaram a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o objetivo de desenvolver e divulgar informações voltadas para o setor agropecuário.

A parceria busca fortalecer a coleta de dados, além de promover a colaboração técnico-científica entre as duas instituições. 

Também estão previstas participações conjuntas em feiras e eventos estratégicos do agronegócio.

Segundo o comunicado oficial, essa colaboração visa melhorar a assertividade das informações divulgadas, beneficiar tanto produtores rurais quanto o governo e parceiros internacionais que dependem dos produtos agrícolas brasileiros.

 “A partir desta parceria, nós vamos, além de dar uma robustez para os nossos dados, ser mais assertivos. Isso é bom para o nosso produtor, é bom para o governo e também para outros países que dependem do que a gente produz aqui”, afirmou Edegar Pretto, presidente da Conab.

Parceria técnica e divulgação em eventos

O acordo entre a Conab e o Banco do Brasil vai ser válido por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. 

Durante esse período, serão realizadas atividades de pesquisa, desenvolvimento de novas tecnologias, treinamento de profissionais e transferência de tecnologia para melhorar a elaboração e divulgação de informações agropecuárias. 

Além disso, ambas as instituições atuarão juntas em ações promocionais e eventos que considerem estratégicos para o setor agropecuário.

Melhoria de processos e previsibilidade

O vice-presidente de agronegócio e agricultura familiar do Banco do Brasil, Luiz Gustavo Braz Lage, destacou a importância da parceria para o aprimoramento de processos e a qualificação das informações geradas.

“Esta parceria inédita entre Conab e Banco do Brasil vai possibilitar, dentre outras iniciativas, a melhoria de processos e a geração e divulgação de informações com subsídios mais qualificados e enriquecidos, contribui para o aprimoramento da previsibilidade e da administração no campo”, afirmou Lage.

Ele também ressaltou a relevância da parceria para o planejamento financeiro, gestão de riscos e tomadas de decisão nas atividades diárias dos produtores rurais.

“Temos várias outras oportunidades e vamos avançando nessa parceria”, completou.

Impacto no agronegócio

A assinatura desse acordo reforça a união de forças entre duas das principais instituições brasileiras ligadas ao agronegócio e à agricultura familiar. 

A expectativa é que a colaboração técnica entre a Conab e o Banco do Brasil traga melhorias substanciais para o setor, que é um dos pilares da economia do país. 

Além de aumentar a precisão na coleta e divulgação de dados, a parceria visa facilitar o acesso dos produtores a informações relevantes para sua atividade, e permite uma gestão mais eficiente e o aumento da competitividade do agronegócio brasileiro no cenário internacional.