O Índice de Preços ao Consumidor (CPI na sigla em inglês) dos Estados Unidos avançou 0,1% em novembro na comparação com outubro.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (12) pelo Departamento do Trabalho norte-americano. Nos últimos 12 meses, a inflação no país ficou em 3,1%.
O núcleo do CPI do país — que exclui a variação dos preços de alimentos e energia — avançou 0,3% em novembro. No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador atingiu 4%.
Marcelo Oliveira, CFA e co-fundador da Quantzed, afirmou que o CPI veio em linha com as expectativas. "A reação do mercado por enquanto indica realmente isto, seguindo muito próximo dos preços antes do anúncio, tanto para bolsa quanto nos juros", explica.
Nesta quarta-feira (13), o Federal Reserve (banco central dos EUA) se reúne para mais uma decisão de juros e o analista acredita que o resultado de hoje não deve impactar a decisão da autarquia.
A expectativa é pela manutenção da taxa em seu patamar atual, no intervalo de 5,00% a 5,25% ao ano.
"Apesar de um número dentro das expectativas e estagnação da inflação, o FED provavelmente irá comentar que ainda não está próximo à meta de 2% e, com isso, segurar os juros mais altos por enquanto", completa Oliveira.