O candidato republicano Donald Trump declarou-se o vencedor das eleições presidenciais norte-americanas na madrugada desta quarta-feira (6). Trump prometeu inaugurar uma “era de ouro” para a América.
Mesmo com a contagem de votos ainda em andamento, projeções da Associated Press mostravam Trump à frente com 267 dos 270 votos necessários no Colégio Eleitoral, superando a democrata Kamala Harris também no voto popular.
Quais os impactos da vitória de Trump na economia brasileira?
Os primeiros impactos no mercado financeiro foram vistos na manhã desta quarta. O dólar abriu em alta de 2%, enquanto o Ibovespa iniciou o pregão com queda de mais de 1%.
Por volta de 10:55 (horário de Brasília), o dólar comercial (compra) subia 0,64%, a R$ 5,78. Já o Ibovespa, no mesmo horário, recuava 1,14%, a 129.167,20 pontos.
Para Alexandre Viotto, chefe da mesa de câmbio da EQI Investimentos, a tendência de alta do câmbio deve se manter hoje e o dólar pode atingir os R$ 6,00, caso não haja alguma informação nova em relação à corte de gasto no Brasil.
“Vejo que agora é um novo cenário, tendência do dólar se manter valorizado em frente a todas as outras moedas, pelo menos até a gente ter algumas informações em relação ao ministério do Trump […] se ele vai de fato seguir com aquelas medidas de aumento de tarifas de importação, entre outras coisas que devem gerar mais inflação por lá”, explica Viotto.
Donald Trump é eleito como isso afeta o cenário político no Brasil?
O ex-presidente Jair Bolsonaro é apoiador declarado de Trump, já afirmou que sua volta ao poder traria “a certeza de um mundo melhor”.
Após o republicano se autodeclarar vencedor, Bolsonaro expressou sua felicidade com o resultado ao escrever nas redes sociais: Obrigado meu Deus. Parabéns, Donald Trump. Salmos 30:5: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”