Nos Estados Unidos (EUA), o número de pedidos de auxílio-desemprego caiu inesperadamente na última semana de 2024, indicando que as demissões continuam baixas, refletindo um mercado de trabalho saudável. Segundo dados do Departamento do Trabalho, os pedidos iniciais caíram em 9.000, totalizando 211.000 na semana encerrada em 28 de dezembro, bem abaixo da previsão de 222.000 pedidos.
Embora os pedidos tendam a ser voláteis no final do ano, o movimento sugere uma desaceleração gradual do mercado de trabalho sem sinais de deterioração.
O Federal Reserve, por exemplo, já cortou a taxa de juros três vezes em 2024, mas projeta um ritmo mais moderado para 2025, com apenas duas reduções previstas, refletindo a força persistente do emprego e da economia.
Apesar das baixas demissões, os empregadores estão sendo cautelosos ao contratar novos trabalhadores após a recuperação da pandemia.
Isso tem levado a períodos mais longos de desemprego para alguns, com a duração média do desemprego se aproximando de um pico histórico em novembro.