A contagem de votos para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, marcada por uma disputa acirrada entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump, deve fornecer um resultado preliminar até a tarde de quarta-feira (6).
No entanto, a conclusão completa dos votos pode levar mais tempo devido às regras eleitorais específicas de cada estado e à grande quantidade de votos antecipados.
A votação, que teve início em diversos estados semanas antes do dia oficial das eleições, se encerra na noite de terça-feira (5).
As primeiras urnas começarão a fechar às 21h (horário de Brasília) na costa leste, e seis estados, incluindo a Geórgia, terão sua contagem inicial publicada.
Mais 19 estados encerrarão suas votações às 22h, dando início a uma enxurrada de dados que será monitorada de perto por analistas e eleitores.
Por que a contagem nos EUA pode ser demorada?
Ao contrário de muitos países, os Estados Unidos permitem que cada estado determine suas próprias regras de contagem e prazos para registro de votos.
Esse sistema descentralizado nos EUA pode gerar diferenças no tempo necessário para concluir a apuração, especialmente nos estados que permitem a contagem de votos enviados pelo correio que chegam após o dia da eleição.
Em eleições passadas, o tempo para declaração do vencedor variou: em 2020, a Associated Press declarou Joe Biden como vencedor quatro dias após a votação, enquanto em 2016 a definição da vitória de Donald Trump foi feita poucas horas após o fechamento das urnas.
Estados decisivos e suas projeções
Em 2024, sete estados são considerados fundamentais para a decisão: Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin.
Projeções indicam que os primeiros resultados da Carolina do Norte e da Geórgia devem ser conhecidos rapidamente, o que dará um indício de como a disputa pode evoluir.
Se Harris vencer a Pensilvânia, por exemplo, as projeções da revista The Economist indicam que suas chances de vitória no Colégio Eleitoral são de 93%.
Já para Trump, a vitória em Michigan representaria uma chance de 95% de reeleição. Em uma situação em que a disputa esteja muito próxima em estados como Wisconsin ou Pensilvânia, a confirmação oficial dos resultados das eleições pode levar dias ou até semanas.
Especialistas acreditam que, embora se possa conhecer o vencedor do Colégio Eleitoral na quarta-feira (6), a contagem oficial continuará.
Em estados como Califórnia e Nova York, onde a contagem dos votos populares costuma se estender por semanas, o total nacional só deve ser divulgado em dezembro.
As autoridades, no entanto, têm insistido que, apesar da alta participação antecipada, a contagem deve ser mais ágil do que em 2020, embora os desafios da logística e das regras variáveis ainda tragam um fator de imprevisibilidade.
Com informações de G1.