O pior dos mundos

Índices futuros dos EUA caem, com liquidação global motivada por temores de recessão no País; Apple e Nvidia despencam

Agora, o Federal Reserve provavelmente vai precisar aliviar a política monetária com cortes agressivos nos juros para evitar uma recessão - Dados fracos de empregos nos EUA em julho adicionaram mais pessimismo e abalou a confiança dos investidores globais

-
-

Os índices futuros dos EUA operam em forte baixa nesta segunda-feira (5), em reflexo a uma liquidação global de ações em meio a preocupações de que o Federal Reserve (Fed) estaria atrasado para apoiar uma economia em desaceleração.

Agora, o Federal Reserve provavelmente vai precisar aliviar a política monetária com cortes agressivos nos juros para evitar uma recessão. Dados fracos de empregos nos EUA em julho apontados pelo Payroll adicionaram mais pessimismo e abalou a confiança dos investidores globais.

Os futuros do Dow Jones Industrial Average perderam 620 pontos, ou 1,6%. Os futuros do S&P 500 caíram 2,70%, enquanto os contratos vinculados ao Nasdaq Composite, com grande peso em tecnologia, despencaram 4,5%.

Todos os três índices sofreram quedas substanciais na sexta-feira, com o Nasdaq em uma correção ao terminar 10% abaixo de seu pico.

A Apple Inc. caiu 7,30% após a Berkshire Hathaway (BRKa.N) reduzir sua participação na fabricante do iPhone em quase 50%, e sugere que o investidor bilionário está receoso quanto à economia dos EUA em geral ou às avaliações do mercado de ações que ficaram muito altas.

A Nvidia caiu 6,80% após notícias sobre um atraso no lançamento de seus próximos chips de inteligência artificial devido a falhas no design.

Os rendimentos dos títulos se reduziram enquanto os investidores reavaliam o quanto o Fed vai reduzir os custos de empréstimos.

A taxa do título de 10 anos do Tesouro dos EUA caiu para 3,7350% de mais de 4% na semana passada, enquanto o rendimento do título de 2 anos estava em 3,7890%.

Dentre os dirigentes do Federal Reserve (Fed) que devem se pronunciar nesta segunda-feira (5), o presidente do Federal Reserve de Chicago, Austan Goolsbee, está agendado para as 8:30 ET e a presidente do Federal Reserve de San Francisco, Mary Daly, discursa após o fechamento dos mercados.

As informações são da agência Reuters.