O Índice de Preços dos Gastos com Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês) nos Estados Unidos registrou uma elevação de 0,10% no mês de agosto de 2024, como divulgado pelo Bureau of Economic Analysis (BEA) nesta sexta-feira, 27 de setembro.
Com esse resultado, a inflação acumulada em um ano alcançou 2,2%, acima da meta de 2% estabelecida pelo Federal Reserve (FED).
Como se comportou o PCE em relação a julho
A alta de agosto segue um aumento de 0,2% registrado em julho, quando o PCE acumulava uma variação de 2,50% em doze meses.
As variações mensais e anuais de agosto ficaram abaixo das expectativas do mercado, que projetava aumentos de 0,2% e 2,30%, respectivamente.
Análise do núcleo do índice
Ao excluir os componentes mais voláteis, como alimentos e energia, o núcleo do PCE apresentou um aumento de 0,10% em agosto, após uma alta de 0,2% em julho.
No comparativo anual, o núcleo do PCE registrou um aumento de 2,70%.
O indicador tem sido frequentemente observado pelos economistas e pelo Federal Reserve (FED), uma vez que fornece uma visão mais estável da tendência de inflação, desconsiderados os efeitos das flutuações nos preços de alimentos e energia.