O TikTok anunciou neste domingo que está restaurando seus serviços para os 170 milhões de usuários nos Estados Unidos.
A declaração foi feita após o presidente eleito Donald Trump afirmar que tomaria medidas para reverter as restrições ao aplicativo quando reassumisse o cargo na segunda-feira.
“Em acordo com nossos provedores, o TikTok está em processo de restauração do serviço”, afirmou a empresa em um comunicado oficial.
O TikTok também expressou gratidão a Trump por fornecer “clareza e garantia aos nossos provedores de serviço, permitindo que mais de 170 milhões de norte-americanos continuem a acessar o TikTok e ajudando mais de 7 milhões de pequenas empresas a prosperar”.
Problemas de acesso e restauração
O aplicativo parou de funcionar nos EUA no sábado à noite, poucas horas antes de uma lei que proibia o funcionamento da plataforma entrar em vigor.
A legislação foi baseada em preocupações de segurança nacional, com autoridades norte-americanas alertando que os dados dos usuários poderiam ser usados indevidamente pela empresa-mãe do TikTok, a chinesa ByteDance.
Usuários relataram que, enquanto o site do TikTok começou a ser acessível novamente, o aplicativo ainda enfrentava problemas de disponibilidade no momento do anúncio.
Declarações de Trump
Donald Trump indicou que estava disposto a adiar a implementação da proibição para negociar um acordo que garantisse a segurança nacional.
Ele também expressou interesse em que os EUA tivessem uma participação de 50% em uma joint venture para operar o TikTok no país.
“Eu gostaria que os Estados Unidos tivessem uma posição de propriedade de 50% em uma joint venture”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social.