
A União Europeia impôs tarifas sobre 21 bilhões de euros em produtos norte-americanos como parte da disputa comercial envolvendo metais. As informações são da Bloomberg.
Na última segunda-feira (7), a Comissão Europeia anunciou que pretendia impor tarifas de 25% sobre uma variedade de produtos importados dos Estados Unidos. O movimento ocorre em resposta às medidas protecionistas do presidente Donald Trump sobre o aço e o alumínio.
A retaliação, no entanto, será aplicada em etapas: parte das tarifas da UE entram em vigor no próximo dia 16 de maio, enquanto o restante deve ser implementado em 1º de dezembro.
Entre os itens que serão taxados estão produtos inusitados como fio dental, diamantes, salsichas, nozes e soja. A medida é uma resposta direta às tarifas impostas pelos EUA durante a administração Trump, que penalizaram exportações europeias de metais como aço e alumínio.
O comissário de Comércio da União Europeia, Maros Sefcovic, afirmou que o impacto dessas novas tarifas será menor do que os 26 bilhões de euros (cerca de US$ 28,45 bilhões) anteriormente previstos.
(Com informações de Bloomberg)