
O yuan chinês encerrou esta quarta-feira (9) no menor valor desde dezembro de 2007, pressionado pela escalada da guerra comercial. O yuan onshore fechou a 7,3498 por dólar, após a versão offshore da moeda atingir uma mínima histórica durante a madrugada.
Apesar da pressão cambial, o Banco Popular da China tem agido para conter quedas acentuadas. A taxa média da moeda foi fixada em 7,2066 por dólar, a menor desde setembro de 2023.
De acordo com fontes, grandes bancos estatais foram orientados a reduzir compras de dólares no mercado à vista para conter a volatilidade. Mesmo assim, tanto o yuan onshore quanto o offshore acumulam perdas superiores a 1% neste mês, o que reforça a fraqueza cambial desde o início de 2025.
Na terça-feira (8), Donald Trump acusou a China de manipular sua moeda para mitigar os impactos das tarifas comerciais.
Em resposta, o Ministério do Comércio da China afirmou:
“A China não quer uma guerra comercial com os Estados Unidos, mas será obrigada a levar a luta à maior economia do mundo se Trump continuar a escalar as tensões comerciais”.