O Federal Reserve (Fed), Banco Central dos Estados Unidos, reduziu a taxa fed funds em 0,25 ponto percentual nesta quinta-feira (7). Agora os juros se encontram no intervalo de 4,50-4,75%, conforme esperado pelo mercado financeiro.
No comunicado desta quinta, o Fed retirou do texto afirmações de maior confiança na inflação. Os membros da autarquia afirmaram que a inflação progrediu em direção à meta de 2% do Comitê, mas continua um pouco elevada.
Veja o comunicado do Fed na íntegra
Além disso, ressaltam que o Comitê estaria preparado para ajustar a postura da política monetária conforme apropriado caso surjam riscos que possam impedir chegar aos objetivos.
Na última reunião da autarquia, em 18 de setembro, o FOMC (Comitê de Mercado Aberto do FED) deu início ao que se espera que seja um ciclo de flexibilização da política monetária, com uma redução maior do que a habitual nos custos de empréstimos.
O presidente do Fed, Jerome Powell, explicará, em entrevista coletiva, a decisão e as perspectivas econômicas da autarquia.
Essa reunião do banco central norte-americano foi a primeira após as eleições presidenciais nos Estados Unidos.
O candidato republicano Donald Trump foi reeleito e a percepção do mercado financeiro é de que Trump pode causar mais inflação se investir em suas políticas de aumentar tarifas de importação, entre outros pontos.