3 milhões de passagens liberadas

Fracassou? Voa Brasil vende menos de 1% das passagens disponíveis após seis meses

As regiões Sudeste e Nordeste do Brasil são as líderes na procura pelas passagens do Voa Brasil, e juntas responderam por 84,5% do total de vendas realizadas até o momento

-
-

O programa Voa Brasil, lançado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seis meses atrás, disponibilizou 3 milhões de passagens para aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas, até o momento, apenas 28.500 bilhetes foram vendidos – uma taxa de apenas 0,95% do total disponível.

Esse desempenho, embora represente um número considerável de passagens vendidas, ainda está longe de atingir o volume planejado para a abrangência total do programa.

As regiões Sudeste e Nordeste do Brasil são as líderes na procura pelas passagens do Voa Brasil, e juntas responderam por 84,5% do total de vendas realizadas até o momento.

Em janeiro de 2025, o programa Voa Brasil registrou 5.308 reservas, o que representa o melhor desempenho desde o seu lançamento – superou até mesmo o recorde anterior de agosto de 2024, que foi de 4.500 passagens vendidas.

Esse aumento de 15% em relação ao recorde anterior indica um crescimento contínuo no interesse pelo programa.

As cidades de todo o Brasil estão entre as mais procuradas pelos aposentados que utilizam o Voa Brasil.

Entre as 20 mais procuradas, destacam-se os seguintes destinos:

  1. São Paulo (SP)
  2. Rio de Janeiro (RJ)
  3. Recife (PE)
  4. Fortaleza (CE)
  5. Brasília (DF)
  6. Salvador (BA)
  7. João Pessoa/Bayeux (PB)
  8. Maceió/Rio Largo (AL)
  9. Natal (RN)
  10. Belo Horizonte/Confins (MG)
  11. São Luís (MA)
  12. Aracaju (SE)
  13. Campinas (SP)
  14. Porto Seguro (BA)
  15. Juazeiro do Norte (CE)
  16. Porto Alegre (RS)
  17. Belém (PA)
  18. Vitória (ES)

Ao todo, os aposentados utilizaram o programa para partir ou chegar a setenta e sete cidades diferentes em todo o Brasil.

De acordo com as normas do Voa Brasil, cada aposentado pelo INSS possui direito a comprar passagens para até dois trechos por ano, com a compra realizada exclusivamente no site oficial do programa.

Agora, o Ministério de Portos e Aeroportos prepara a segunda fase do programa Voa Brasil, que deve ser lançada no primeiro semestre de 2025. Esta fase inclui estudantes universitários de baixa renda.

As informações são do site Poder360.