
Após elevação de tarifas para os EUA, a China anunciou nesta quarta-feira (9) restrições a mais 18 empresas e entidades americanas, como a Teledyne Brown Engineering e a Insitu, subsidiária da Boeing.
Além disso, o governo chinês aumentou as tarifas sobre produtos vindos dos EUA para até 84%. As medidas acontecem um dia após o governo dos EUA, liderado por Donald Trump, aplicar uma tarifa adicional de 50% aos produtos chineses, somando um total de 104%.
Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores da China classificou a medida como “intimidação econômica” e afirmou que não aceitará pressões unilaterais.
“A China pede que os EUA corrijam imediatamente suas práticas erradas, cancelem todas as medidas tarifárias unilaterais contra a China e resolvam adequadamente as diferenças com a China por meio de um diálogo igualitário com base no respeito mútuo”, afirma a nota.
China impõe restrições a empresas dos EUA
Entre as novas sanções da China, 12 empresas dos EUA foram inseridas em uma lista de controle de exportação. Assim, a partir de quinta-feira (10), as entidades estão impedidas de importar produtos chineses.
Dessa forma, estão entre as empresas sancionadas: Teledyne Brown Engineering, Insitu (subsidiária da Boeing), Kratos Unmanned Aerial Systems, Firestorm Labs e BRINC Drones.
Além disso, outras seis companhias americanas foram incluídas na chamada “lista de entidades não confiáveis”. Entre elas, estão Shield AI, Sierra Nevada Corporation e Cyberlux Corporation.
De acordo com o governo de Pequim, a atuação dessas empresas está vinculada ao fornecimento de armamentos ou à cooperação militar com Taiwan.
Assim, veja a lista completa das empresas que foram sancionadas pela China:
Lista de controle de exportação:
- American Photonics
- BRINC Drones, Inc.
- Domo Tactical Communications
- Echodyne
- Exovera
- Firestorm Labs, Inc.
- Insitu, Inc.
- Kratos Unmanned Aerial Systems, Inc.
- Marvin Engineering Company, Inc.
- Novotech, Inc.
- SYNEXXUS, Inc.
- Teledyne Brown Engineering, Inc.
Lista de entidades não confiáveis:
- Cyberlux Corporation
- Edge Autonomy Operations LLC
- Group W
- Hudson Technologies Co.
- Shield AI, Inc.
- Sierra Nevada Corporation
Tarifa chinesa sobe para 84% sobre produtos dos EUA
A elevação da tarifa para 84% sobre produtos americanos entra em vigor nesta quinta-feira (10) e representa um aumento em comparação aos 34% cobrados anteriormente. O acréscimo é uma retaliação direta à nova tarifa de 104% imposta pelos EUA.
De acordo com o governo chinês, a decisão é amparada pelas leis de Comércio Exterior, Segurança Nacional e Sanções Antiestrangeiras.