Nesta segunda-feira (23), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que vê uma “acomodação das despesas”. Em coletiva para comentar o relatório de avaliação e despesas do quarto bimestre, divulgado pela equipe econômica, Haddad afirmou que o texto revelou um “alívio” sobre as pressões em despesas obrigatórias, como a Previdência Social.
“Em maio eu estava preocupado, hoje estou menos. Os técnicos da Previdência estão dizendo que houve acomodação, e quem faz as contas são servidores de carreira. Se tivéssemos algum problema, já estaríamos tomando as medidas necessárias para superá-los”, pontuou o ministro.
“Mas, o fato é que houve uma acomodação da despesa, o que é uma situação benéfica para o país porque isso inclusive garante que o orçamento de 2025 é realista do ponto de vista da despesa. Então, nós estamos trabalhando objetivamente”, frisou.
Haddad também comentou que ainda podem haver “soluços” na economia e que provavelmente são provocados por desinformação ou desconfiança, mas garantiu que esses contratempos serão vencidos com o tempo.
“É o quarto relatório bimestral. Ainda temos mais dois relatórios para concluir o ano e nem estamos levando consideração uma série de elementos positivos que vão acontecer até o fim do ano que vão garantir o cumprimento da meta estabelecida ano passado, e meta que ninguém acreditava possível cumprir, mas estamos até aqui com muita confiança que vamos chegar no final do ano”, afirmou.