Economia

IBGE: PIB cresce 0,8% no primeiro trimestre, com impulso do setor de serviços

Indústria registrou uma pequena variação negativa (-0,10%), considerada estabilidade

IBGE: PIB cresce 0,8% no primeiro trimestre, com impulso do setor de serviços

No primeiro trimestre de 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou uma alta de 0,80% frente ao último trimestre de 2023, na série com ajuste sazonal. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgadas nesta terça-feira (4).

O setor de Serviços puxou essa variação positiva, com alta de 1,40%, principalmente devido às contribuições do Comércio (3,00%), de Informação e Comunicação (2,10%) e de outras atividades de serviços (1,60%).

A Agropecuária cresceu 11,30%. E a indústria registrou uma pequena variação negativa (-0,10%), considerada estabilidade.

 

 

Para Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais da instituição, dentro do setor de serviços, algumas atividades se destacaram na alta do PIB contra o trimestre anterior. 

“O comércio varejista e os serviços pessoais, ligados ao crescimento do consumo das famílias, a atividade internet e desenvolvimento de sistemas, devido ao aumento dos investimentos e os serviços profissionais, que transpassam à economia como um todo”, comentou.