Economia

IBGE: produção industrial do Brasil acelera ritmo e cresce 0,5% em novembro

O índice acumulado no ano variou 0,1%, e, nos últimos doze meses, com variação nula (0,0%), segue com o comportamento de estabilidade observado desde maio passado (0,0%)

- Wilson Dias/Agência Brasil
- Wilson Dias/Agência Brasil

Na passagem de outubro para novembro, a produção industrial do país avançou 0,5%, o que fez acentuar o ritmo de produção frente aos resultados de outubro (0,1%), setembro (0,1%) e agosto (0,2%).

O índice acumulado no ano variou 0,1%, e, nos últimos doze meses, com variação nula (0,0%), segue com o comportamento de estabilidade observado desde maio passado (0,0%).

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta sexta-feira, 5 de janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Mesmo com o saldo positivo de 0,90% acumulado nos últimos quatro meses, a produção industrial ainda se encontra 0,90% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 17,6% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011”, destaca o gerente da pesquisa, André Macedo.

Duas das quatro grandes categorias econômicas e treze dos vinte e cinco ramos industriais pesquisados registraram crescimento na produção de outubro para novembro de 2023, o que revelou um perfil equilibrado entre taxas positivas e negativas nessa comparação.

Entre as atividades industriais, Macedo destaca as indústrias extrativas (3,4%) e produtos alimentícios (2,8%) como as principais influências positivas.

“As indústrias extrativas foram impulsionadas pela maior extração de petróleo e minério de ferro, e eliminaram o recuo de 0,4% do mês de outubro. Já o setor de produtos alimentícios, que teve como destaque os itens açúcar, produtos derivados da soja e carnes de bovinos, marcou seu 5º mês seguido de crescimento na produção, e acumulou nesse período um crescimento de 6,3%”.

Leia mais aqui.