Economia

IBGE: vendas no varejo caem 1,30% em dezembro, mas acumulam alta de 1,70% em 2023

Sete das onze atividades pesquisadas no âmbito do setor ampliado encerraram o ano passado no campo positivo

- 01.12.2011/Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
- 01.12.2011/Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

As vendas do comércio varejista no país recuaram 1,30% na passagem de novembro para dezembro, no segundo resultado efetivamente negativo para 2023, fora da faixa de variação entre -0,10% e -0,50%, e o de maior amplitude.

Apesar disso, o varejo encerrou o ano no campo positivo, com uma alta de 1,70%, resultado superior a 2022 (1,0%). Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sete das onze atividades pesquisadas no âmbito do varejo ampliado fecharam o ano no campo positivo.

Foram elas:

  • – Veículos e motos, partes e peças (8,10%),
  • – Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,70%);
  • – Combustíveis e lubrificantes (3,90%);
  • – Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,70%),;
  • – Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,00%);
  • – Móveis e eletrodomésticos (1,00%); e
  • – Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%).

Pelo lado negativo, as quatro atividades que sofreram queda foram:

  • – Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-10,90%);
  • – Tecidos, vestuário e calçados (-4,60%);
  • – Livros, jornais, revistas e papelaria (-4,50%); e
  • – Material de construção (-1,9%).