
A partir desta terça-feira (1º), a Receita Federal começa a receber a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, referente ao ano-base 2024. O processo foi iniciado treze dias após a liberação do envio da declaração pelo método tradicional, que começou no dia 17 de março.
Como funciona a declaração pré-preenchida?
A modalidade permite que a Receita Federal forneça ao contribuinte informações previamente inseridas, como rendimentos, deduções, bens, direitos, além de dívidas e ônus reais.
Esses dados são carregados automaticamente, eliminando a necessidade de preenchimento manual.
Para utilizar essa opção, vai ser necessário possuir uma conta gov.br de nível Prata ou Ouro.
Para aqueles que não realizam a própria declaração, o site e o aplicativo Meu Imposto de Renda permitem conceder autorização de acesso para terceiros, sem necessidade de compartilhamento de senha.
A demora na abertura desse serviço ocorreu devido à greve dos auditores fiscais, que reivindicam reajuste salarial.
Até o momento, quem optou pela declaração pré-preenchida conseguiu acesso apenas a informações básicas, como identificação, CPF, endereço e rendimentos recebidos.
Novidades na declaração pré-preenchida
A partir de 1º de abril, novos dados serão incorporados ao sistema, o que inclui:
- Contribuições para previdência privada;
- Atualização de saldo de contas bancárias e poupança;
- Atualização de fundos de investimento;
- Imóveis adquiridos no ano-base;
- Doações realizadas no período;
- Contas bancárias e fundos de investimento ainda não declarados;
- Contas bancárias no exterior.
Expectativas de adesão
Para este ano, a Receita Federal projeta que mais de 26 milhões de declarações sejam entregues via formato pré-preenchido, o que corresponde a 57,00% do total. Em 2024, foram enviadas 17,8 milhões de declarações dessa forma – 41,2% do total.
Até a manhã de segunda-feira (31), 5,2 milhões de declarações haviam sido enviadas. O prazo final para entrega do documento foi definido para o dia 30 de maio, com uma expectativa total de 46,2 milhões de declarações recebidas.