Em agosto, o Brasil gerou 232.513 novos postos de trabalho formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado na manhã desta sexta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O resultado superou a expectativa do mercado de 227.662 novos empregos, além de representar um aumento significativo em comparação ao mês anterior, que registrou 188.021 vagas.
Esse crescimento demonstra uma recuperação contínua no mercado de trabalho brasileiro.
As informações são de ActivTrades Brasil.
Dados do Caged não foram os únicos divulgados nesta sexta-feira…
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,6% no trimestre encerrado em agosto de 2024, uma redução de 0,50 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre anterior, que fechou em 7,10%.
Quando comparada ao mesmo trimestre de 2023, a queda da desocupação foi ainda mais acentuada, em 1,2 p.p., já que no ano passado o índice era de 7,8%.
Este resultado representa a menor taxa para um trimestre finalizado em agosto desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que começou em 2012.
Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, destaca que “a baixa desocupação reflete a expansão da demanda por trabalhadores em diversas atividades econômicas, leva a taxa de desocupação para valores próximos ao de 2013, quando esse indicador estava em seu menor patamar”.