O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), popularmente conhecido como a inflação do aluguel, acelerou 0,24% em abril, um expressivo avanço em relação a março, quando havia registrado queda de 0,34%. As informações são do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e foram divulgadas nesta terça-feira, 29 de abril.
Com esse resultado, o índice acumula alta de 1,2% no ano e 8,50% nos últimos doze meses.
- Em abril de 2024, o IGP-M registrou uma alta de 0,3% no mês, e acumulava uma redução de 3,04% em doze meses.
“No IPA, a alta de produtos agropecuários e a queda menos acentuada em produtos industriais contribuíram conjuntamente para a reversão do movimento de queda registrado em março no IGP-M. No IPC, a desaceleração nos grupos transportes e habitação influenciaram o resultado de abril, com destaque para a forte queda nos preços das passagens aéreas. Por fim, o aumento dos custos da mão de obra continua a pressionar o INCC.”, afirma Matheus Dias, economista do FGV IBRE.
- Em abril, a taxa do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) acelerou 0,13%, invertendo a trajetória em relação a março, quando apresentou queda de 0,73%.
- Em abril, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou taxa de 0,46%, apresentando recuo em relação ao mês anterior, quando o índice subiu 0,80%.
- O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) acelerou 0,59% em abril, após registrar alta de 0,38% no mês anterior.