Indicadores Econômicos

Indústria nacional cai 1,4% em julho, diz IBGE

A perda de ritmo acontece após o avanço de 4,30% verificado no mês anterior

-
-

A produção industrial brasileira recuou 1,4% na passagem de junho para julho, informou a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-Brasil), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (4).

Como foi o resultado nas bases de comparação

A perda de ritmo acontece após o avanço de 4,30% verificado no mês anterior.

Em relação a julho de 2023, a indústria registrou crescimento de 6,10% na sua produção.

No ano, acumula alta de 3,2% e, em doze meses, expansão de 2,2%.

Com esses resultados, a indústria se encontra 1,4% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 15,50% aquém do ponto mais alto da série histórica, obtido em maio de 2011.

A pesquisa no detalhe

“O desempenho negativo da indústria em julho ocorre após intenso crescimento no mês anterior (4,3%), quando foi influenciado pelo retorno à produção de unidades produtivas que foram (direta ou indiretamente) afetadas pelas chuvas ocorridas no Rio Grande do Sul em maio de 2024”, explicou André Macedo, gerente da PIM Brasil.

“Grande parte do recuo registrado neste mês tem relação com o avanço expressivo visto no mês anterior, mas também se observa que importantes plantas industriais realizaram paralisações no seu processo produtivo. O resultado de julho caracteriza-se por ter poucas, porém atividades industriais com relativa importância na estrutura industrial, que mostraram queda na produção acima da média da indústria”, apontou.

“Apesar disso, quando comparamos o patamar da indústria em julho deste ano com dezembro de 2023, o setor industrial está 1,2% acima, uma permanência de uma trajetória ascendente”, completou.