
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) – Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 0,94% em dezembro, uma desaceleração em relação ao mês anterior, quando havia registrado alta de 1,30%.
Com esse resultado, o índice, popularmente conhecido como a inflação do aluguel, encerra o ano de 2024 com alta acumulada de 6,54%. As informações foram divulgadas na manhã desta sexta-feira, 27 de dezembro.
Em dezembro de 2023, o IGP-M havia apresentado aumento de 0,74% no mês e acumulava queda de 3,18% em doze meses.
“Commodities, preços administrados e mão-de-obra influenciaram os resultados dos índices componentes do IGP-M. No IPA, o preço do café, influenciado pelo clima e pelo câmbio, foi o principal destaque registrando alta de 28,82%. No IPC, preços monitorados e carnes foram as principais influências, com destaque para cigarros, com alta de 6,4%. Por fim, no INCC, reajustes salariais, com alta média de 0,5%, depositaram maior influência sobre o índice”, detalhou André Braz, coordenador dos Índices de Preços do FGV-IBRE.
Em dezembro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 1,2%, uma nova alta, porém em menor magnitude, quando comparada a taxa de 1,74% observada em novembro.
Em dezembro, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou taxa de 0,12%.
Em dezembro, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou alta de 0,5%, valor superior à taxa de 0,44% observada em novembro.