Economia

Índice de preços ao produtor fica em 0,74% em abril, diz IBGE

Esse foi o terceiro resultado positivo seguido nesse indicador

Fábrica de produtos químicos Braskem. Maceió (AL) 22.11.2012 – Foto: José Paulo Lacerda
Fábrica de produtos químicos Braskem. Maceió (AL) 22.11.2012 – Foto: José Paulo Lacerda

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta terça-feira (28), que o índice de preços ao produtor (IPP) de abril foi de 0,74%. O indicador cede 3,08% no acumulado de doze meses.

Esse foi o terceiro resultado positivo seguido nesse índice. Em abril do ano passado, a variação frente ao mês anterior foi de -0,35%. 

Em abril deste ano, houve alta nos preços de vinte das vinte e quatro atividades investigadas pela pesquisa. Dentre elas, as variações mais intensas foram registradas por papel e celulose (3,99%), fumo (2,49%) e farmacêutica (2,10%).

No lado negativo, destaque para as indústrias extrativas (-3,58%). 

“A soja está em fase de colheita, mas a safra tem produzido um volume menor que a do ano passado. Além dessa menor produtividade, o volume exportado no primeiro trimestre foi expressivo, ou seja, há uma menor disponibilidade da commodity para consumo doméstico. Nesse contexto, o óleo bruto respondeu à pressão de demanda associada à competição entre cadeias derivadas. O incremento da parcela adicionada de biodiesel no blend do diesel, a partir de março, incentivou a procura pelo derivado da soja para fabricação do combustível, aumento que foi acompanhado de um movimento de compra para garantia de estoques no setor de fabricação de alimentos, detalha o analista da pesquisa, Felipe Câmara.