A indústria automotiva brasileira apresentou sinais de recuperação no mês de julho, com um aumento tanto na produção quanto nas vendas de veículos. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (7) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram produzidos 246,7 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus no último mês.
Esse número representa um aumento de 16,9% em relação a junho. As vendas também cresceram, registrando uma alta de 12,6%, totalizando 241,3 mil unidades comercializadas.
De janeiro a julho deste ano, a indústria produziu um total de 1,38 milhão de veículos, com um crescimento de 5,3% em comparação com o mesmo período de 2023.
Comparado ao mesmo mês do ano anterior, o desempenho da indústria automotiva foi ainda maior, com a produção saltando quase 35%. Os emplacamentos também mostraram uma melhoria, com um crescimento de 7% em relação a julho de 2023.
Mesmo com esses dados positivos no mercado brasileiro, o volume de veículos exportado segue em queda. Em comparação com 2023, esse número caiu 21,7% para 204,4 mil veículos.
Por outro lado, o licenciamento de veículos importados cresceu nesse período. Em julho, houve um aumento de 7,8% em relação a junho e um crescimento anual de 38,8%, totalizando 41,3 mil unidades licenciadas. No acumulado do ano, o aumento foi de aproximadamente 38%, com 239 mil veículos importados licenciados no país.