Economia

Industria brasileira tem alta de 0,2% em 2023, puxada pelo setor extrativo e derivados do petróleo

Só em dezembro daquele ano, a produção industrial cresceu 1,1%

-
-

A indústria brasileira avançou apenas 0,2% na média do ano passado, patamar acima da queda de 0,2% observada em 2022, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, esse segmento foi impulsionado principalmente pelas indústrias extrativas, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis e produtos alimentícios.

Só em dezembro daquele ano, a produção industrial cresceu 1,1%, quinto mês consecutivo de crescimento na produção, após registrar taxas positivas em novembro (0,7%), outubro (0,2%), setembro (0,2%) e agosto de 2023 (0,4%).

“No índice de dezembro de 2023, observa-se um perfil disseminado de taxas positivas, alcançando três das quatro categorias econômicas e 14 dos 25 ramos industriais pesquisados. Entre as atividades um dos destaques foi indústrias extrativas, que avançou 2,2% no segundo mês seguido de crescimento na produção, apoiada especialmente na maior extração de minério. O segundo destaque é produtos alimentícios, que acumulou um crescimento de 9,1% e seis meses seguidos de avanço na produção”, destaca André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal.

Por outro lado, entre as dez atividades que mostraram queda na produção, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis e produtos químicos exerceram os principais impactos negativos em dezembro de 2023, com ambos eliminando os avanços registrados em novembro.