O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), utilizado como indexador para reajustes em taxa de aluguéis, registrou uma variação de 0,07% em janeiro, uma redução em relação ao mês anterior, quando apresentou uma alta de 0,74%, apontou o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta terça-feira (30).
Com esse resultado, o índice acumula queda de 3,32% nos últimos doze meses.
Em janeiro de 2023, o índice havia registrado alta de 0,20% no mês e acumulava aumento de 3,78% em doze meses anteriores.
“Nesta edição, o Índice de Preços ao Produtor mostra arrefecimento dos preços das Matérias-Primas Brutas, o que se mantido nas próximas apurações, pode antecipar a desaceleração dos preços de alimentos industrializados, cujos preços, neste momento, sinalizam aceleração. […] No âmbito do consumidor, a inflação segue muito concentrada nos grupos Alimentação e Educação, Leitura e Recreação. No primeiro grupo, os preços dos alimentos in natura subiram, devido a problemas de ofertas típicos da estação. No segundo, destaca-se o aumento dos Cursos Formais. Por fim, a taxa de variação do INCC permaneceu estável”, avaliou André Braz, coordenador dos Índices de Preços.
Leia mais aqui.