Confira o cronograma

INSS antecipa pagamento do 13º salário a partir de 5ª feira (24)

O pagamento se estende até 8 de maio, e segue o número final do cartão do benefício, sem considerar o dígito verificador

- Marcello Casal Jr/Agência Brasil
- Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começarão a receber a primeira parcela do 13º salário na próxima quinta-feira, 24 de abril.

O pagamento se estende até o dia 8 de maio, e segue o número final do cartão do benefício, sem considerar o dígito verificador.

A segunda parcela vai ser paga entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Segurados que recebem até um salário mínimo terão prioridade, seguidos pelos que recebem valores acima do piso até o teto do INSS.

Benefício estimula a economia

A antecipação do 13º deve injetar R$ 73,30 bilhões na economia brasileira, de acordo com o Ministério da Previdência Social. A medida visa estimular o comércio e os serviços, sem afetar o orçamento federal, já que os recursos estão previstos no exercício financeiro.

Tradicionalmente, o benefício foi pago entre agosto e novembro, mas, assim como ocorreu nos últimos anos, o governo decidiu antecipá-lo. Em 2022 e 2023, os pagamentos ocorreram entre maio e junho. Neste ano, a antecipação começou em abril.

Quem possui direito ao 13º do INSS?

O 13º salário se destina a todos os segurados que recebem benefícios previdenciários, inclusive:

  • Aposentados por idade, tempo de contribuição ou invalidez;
  • Pensionistas por morte;
  • Beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

A antecipação do pagamento vale para todo o território nacional.